Natural da cidade de Curitiba/PR. Quando criança Mauro Ribeiro já dava suas primeiras pedaladas pelos bairros da capital. Incentivado por Renato Romeu – grande ciclista que motivou toda uma geração – no ano de 1980 aos 16 anos de idade Mauro iniciou o ciclismo profissional no time Cicles Clube Romeu e aos 17 já era campeão no Pan-Americano de Ciclismo, na prova por pontos e na modalidade perseguição individual, na categoria júnior (1982).
Disputou o Mundial em Firenze, na Itália e em 1983 conquistou a medalha de bronze nos 400 metros por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Caracas.
No ano de 1985 após sua participação no Pan-Americano de Ciclismo na Venezuela, Mauro se mudou para a Europa, onde conquistou mais 17 títulos internacionais.
Seus melhores anos de carreira foram aos 27 anos de idade, quando em 1990 ficou entre os 60 melhores ciclistas do mundo e no dia 14 de julho de 1991 conquistou – como membro da equipe francesa RMO – a 9ª etapa do Tour de France. Ele, que não era especialista em provas por equipes, venceu o trecho que liga as comunas de Alençon e Rennes, tornando-o primeiro e único brasileiro, até o momento, a conquistar uma etapa desta tradicional prova mundial de ciclismo.
Em 1995 disputou o Pan-Americano na Argentina, do qual levou a medalha de bronze e no ano de 1996 após disputar a prova de resistência (de estrada) nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Mauro encerrou sua carreira de atleta e tornou-se consultor de uma das maiores marcas italianas de roupas para o ciclismo.
Regresso ao Brasil em 2001 assumiu o cargo de técnico da Seleção Brasileira de Estrada, do qual permaneceu até o ano de 2008.
Atualmente, Mauro Ribeiro mora na capital paranaense e possui sua própria marca de roupas especializadas para a prática do ciclismo: a Mauro Ribeiro Sports.
Título: CAMPEÃO PAN-AMERICANO JÚNIOR
Equipe: CICLES CASCATINHA
Desenvolvimento: Aos 17 anos Mauro já se sagrava campeão Pan-Americano de ciclismo, conquistando a prova por pontos na modalidade perseguição individual na categoria júnior em 1982. Também no mesmo ano foi campeão na disputa do mundial de Firenze na modalidade por pontos.
Título: 9ª ETAPA DO TOUR DE FRANCE
Equipe: RMO (FRANÇA)
Desenvolvimento: No dia 14 de julho de 1991 conquistou a 9ª etapa do Tour de France, venceu o trecho que liga as comunas de Alençon e Rennes, e se tornando assim o primeiro e único brasileiro até o momento a vencer uma etapa desta tradicional prova mundial de ciclismo.