As bicicletas atuais aguentam quase tudo. Seja nas pistas, estradas, subidas, descidas, cascalhos e montanhas, o fato é que quanto mais esforço fazemos, maior os desgastes da bike.
Se, assim como nós, você já se perguntou qual o momento de trocar as peças da bike, trouxemos as respostas. Continue lendo para descobrir!
Os desgastes da bike não estão ligados somente ao tempo de uso. Quando falamos em desgaste da bike, também devemos levar em consideração o peso do ciclista, o estilo de pilotagem, o local de pedal e até a temperatura de sua região.
Principais componentes que sofrem desgastes
Inclusive, todos esses componentes citados fazem parte da “transmissão” da bike, responsável por transformar a força das pernas do ciclista na rotação das rodas.
O desgaste dessas peças irá variar de acordo com o tipo de pedalada que a pessoa faz e, também, a qualidade desses componentes.
Aprendendo a reconhecer os sinais de desgastes da bike
Uma das formas mais fáceis de reconhecer se a corrente da sua bicicleta precisa ser trocada, é quando a puxamos na linha central.
Enquanto correntes novas se deslocam pouco, as gastas abrem um espaço grande entre a corrente e a coroa, desencostando o suficiente para a passagem de um lápis.
Outra forma de visualizar o desgaste da corrente é pelo medidor. Neste caso, é necessário ter a ferramenta medidora ou levar sua bicicleta para a revisão.
Além de implicar no desgaste de outros componentes, a corrente já consumida pode gerar acidentes. Então, fique atento(a).
Os dentes da coroa e do cassete sinalizam a qualidade das peças. Peças com dentes pontudos, vãos ovalizados na horizontal e bordas com rebarba, indicam desgaste.
Para facilitar, ao adquirir qualquer uma dessas duas peças, memorize suas características ainda novas ou fotografe, comparando após o tempo de uso.
Alavancas giratórias são mais sujeitas a desgastes. Com o tempo, elas ficam mais folgadas e podem perder sua utilidade. Mantê-las lubrificadas com graxa sintética e evitar fortes jatos de água é a fórmula para seus passadores durarem mais tempo.
Já as alavancas tradicionais podem desgastar com o tempo, mas é um pouco mais raro. No caso delas, o mau uso pode danificar a peça e, por isso, a revisão periódica é recomendada.
Considerado o mais comum de todos, o pneu!
Para identificar um pneu desgastado é fácil, fique atento se ele está ressecado, se a banda de rodagem está cheia de furinhos, se os cravos e desenhos estão desaparecendo, se ele solta alguns pedaços ou não encaixa direito no aro.
Manter a calibragem, alinhá-los e balanceá-los, pode prolongar o tempo de vida da peça.
Melhor não! E nós te explicamos o porquê!
A junção de peças desgastadas com aquelas que nunca foram usadas ocasionam o mau funcionamento e desgaste da bike.
Sabemos que muitas peças podem ter um valor mais alto, então, em casos como esses, adquira cada uma com o tempo, mas instale juntas, somente quando estiver com todas elas.
Conheça as lesões mais comuns no pedal e saiba como evitá-las!
Prontos(as) para desbravar as estradas? Adquira as melhores roupas de ciclismo do Brasil aqui!