Esporte é sinônimo de superação. Talvez, você tenha mesmo escolhido o ciclismo por ser tão rico em histórias que comovem e inspiram.
No Vida de Atleta deste mês, a Mauro Ribeiro Sports apresenta Elias Weiss, um gaúcho de Campo Bom (RS) que levou para as pedaladas a força que vem construindo, desde pequeno, para enfrentar as adversidades.
Elias está em uma fase incrível da vida. Acaba de voltar para casa com mais uma vitória celebrada entre amigos, parceiros e familiares.
Na 5ª edição do Threerace, a primeira ultramaratona em estágios de Mountain Bike do Sul do Brasil, Elias foi campeão na categoria Master A2 e conquistou a segunda melhor colocação geral do evento.
Poucas semanas antes, celebrava mais uma vitória como campeão da Ultramaratona Brou Experience 2022, na Serra da Canastra, em Minas Gerais.
O sorriso no rosto em cima do pódio é mais do que uma comemoração, é um estilo de vida para ele.
“Logo quando criança, tive meningite. Precisei aprender a caminhar novamente”, conta o atleta, que já na infância correu o risco de ficar paraplégico em decorrência da doença.
Muito jovem, Elias aprendeu algo importante: “a reabilitação é possível, basta fazer o que precisa ser feito e não desanimar.”
No início dos anos 2000, Elias, ainda jovem, recebeu um presente e um convite do irmão mais velho: uma bicicleta e uma parceria para pedalar.
Daquelas pedaladas amadoras, Elias sentiu que o mountain bike era um espaço perfeito para seguir evoluindo.
Foi assim que ele começou a treinar mais intensamente, participar de corridas e a se conectar com pessoas que o acompanham até hoje.
Em 2019, no entanto, um novo percalço abalou Elias física e mentalmente.
Naquele ano, o Campeonato Gaúcho de Mountain Bike foi palco de um acidente que levou Elias a um coma de quase duas semanas.
Depois do ocorrido, Weiss mergulhou em um processo depressivo, isolou-se, adaptou-se às sequelas do acidente, que hoje permanecem, principalmente, em sua visão.
“Eu tenho as minhas limitações e faço de tudo para conviver com elas da melhor maneira possível. A bike torna possível muito mais coisas incríveis. Através do esporte, mantive sempre a superação de obstáculos”, celebrou.
Mas, a lição da reabilitação já estava dada. Focou em tudo o que poderia fazer para se recuperar. Com acompanhamento neurológico, exercícios específicos, fisioterapia e total suporte de sua rede de apoio, em menos de 90 dias Weiss estava em cima da bike novamente.
Hoje, Elias é mais que um sobrevivente. É atleta, é personal biker, é palestrante, é artesão, é pai de dois filhos. Tudo isso, escrevendo uma história única de superação.
A cidade de Campo Bom reconhece em Weiss uma grande fonte de inspiração, já tendo sido homenageado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
“Eu quero ser referência, mas não só como atleta profissional. O respaldo que eu tenho das pessoas que me cercam é o que mais me orgulha”, disse.
Aos recém-chegados ao ciclismo, Elias Wiess deixa uma mensagem empoderadora: “Escreva a sua própria história em cima da bike. Nós já temos o Mauro Ribeiro. Nós já temos a Jaqueline Mourão. Você tem que ser você! Se colocar na sua realidade, olhar pra onde você quer chegar e planejar a sua história.”
Venha escrever a sua história no ciclismo. A Mauro Ribeiro Sports te acompanha: Peças Masculinas | Peças Femininas.