Após um atraso de um ano e meio causado pela crise de saúde que abalou os calendários desportivos, a 118ª da Paris-Roubaix receberá, enfim, ciclistas de todo o mundo. A edição 2021 de uma das mais tradicionais competições que ocorre no norte da França abrirá largada no dia 3 de outubro e a Mauro Ribeiro Sports conta aqui, neste artigo, detalhes dessa histórica corrida e as novidades da edição.
A prova normalmente ocorre em abril, no dia 11. Mas enfrentou dois adiamentos desde o ano passado. Realizada desde 1896, é conhecida entre os ciclistas como o “inferno do norte”, famosa por contar com um trajeto de estradas milenares na França, com paralelepípedos desafiadores que adicionam alto grau de imprevisibilidade.
O percurso de 2021 é de 257,7 km no total, incluindo 55 km de paralelepípedos espalhados por 30 seções diferentes da rota.
Os ciclistas enfrentam, além dos paralelepípedos, estrada de chão e intensas subidas, como a do Hameau du Buat, uma das mais extremas da competição.
Participar de uma prova dessa magnitude marca a vida de qualquer ciclista, principalmente daqueles que investem anos de dedicação.
É o caso do francês Marc Madiot, vencedor da Paris-Roubaix 1985, que comemorou em 2021 o 30º aniversário da sua segunda vitória na competição.
Mauro Ribeiro, ciclista profissional e fundador da MR Sports, finalizou o percurso da Paris-Roubaix em 3 edições (1990 1991 1992), tendo participado da prova 6 vezes.
Marc Madiot e Mauro eram profissionais da mesma equipe, a CRO, e dividiam o quarto nas viagens realizadas para a competição.
O L’Équipe, tradicional jornal francês dedicado ao esporte, homenageou Madiot na edição de 11 de abril deste ano, data anual das edições que ocorreram até 2019.
A prova continua a atrair atletas de todo o mundo e conta também com competição para amadores viverem esta experiência. O atleta favorito para o título de 2021 é o belga Philippe Gilbert.
Nils Politt e Yves Lampaert também estão na lista de atletas que podem tirar o título de Lotto-Soudal, campeão da última edição.
Também devem enfrentar o “inferno do norte”, o campeão francês Arnaud Démare, Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) e Wout van Aert (Jumbo-Visma), os vencedores das edições 2017 e 2018 Greg van Avermaet e Peter Sagan, além do Tricolore do Deceuninck-Quick Step Florian Sénéchal, 6º na edição 2019. Todos com excelente desempenho até aqui para competir com maestria.
E tem mais: o pódio da Paris-Roubaix em 2021 abre espaço para as atletas mulheres que merecem, e muito, mostrar sua potência.
O Paris-Roubaix 2021 também marca uma nova etapa da história da prova com a primeira edição do Paris-Roubaix Femmes, no dia 2 de outubro.
A prova exclusiva para atletas mulheres começará na cidade de Denain, no norte da França, cobrindo um percurso de 116,4 km com 17 setores de paralelepípedos e os mesmos 85 km da corrida masculina, incluindo a prestigiosa chegada no icônico Velódromo de Roubaix.
A decisão da União Ciclista Internacional (UCI) e da Amaury Sports Organization (ASO) de adicionar o evento ao calendário de provas é uma conquista histórica para o ciclismo feminino.
Espera-se encontrar nas trilhas as melhores ciclistas do planeta como Annemiek van Vleuten, Anna van der Breggen, Lizzie Deignan, Marianne Vos e Audrey Cordon-Ragot.
E as conquistas não param por aí. A ASO também confirmou um Tour de France Femmes para 2022. As rotas masculinas e femininas do Tour de France 2022 serão reveladas no dia 14 de outubro.
Sabia que a Mauro Ribeiro Sports tem uma história intimamente conectada com o Tour de France? Assista abaixo a entrevista com nosso fundador em comemoração aos 30 anos da histórica vitória que o tornou o primeiro brasileiro a conquistar a etapa Tour de France.
Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn