fbpx

Stories

Explore sobre a marca, eventos
e tecnologia de ciclismo.

Vida de Atleta | Josy Paixão, embaixadora MRS, renovou toda sua vida em cima da bike

Muitos atletas iniciantes se perguntam quanto tempo de treino e prática para chegar no pódio. Cada um escreve sua história, cada corpo tem seu ritmo de desenvolvimento. O que não pode faltar no caminho? Coragem e motivação para enfrentar cada obstáculo.

No Vida de Atleta de hoje, você conhece a história de Josy Paixão, uma atleta que veste a camisa da Mauro Ribeiro Sports e que encontrou a resposta para o equilíbrio emocional, para a saúde física e um novo jeito de encarar a vida no ciclismo.

PEDAL: REMÉDIO EFICAZ

Josy Paixão é um nome conhecido no Mountain Bike pela força e potência nas provas. O desempenho da veterana esconde uma atleta que pedalou, pela primeira vez, em 2017.

De Parauapebas, no Pará, a capital do minério, Josy sempre teve afinidade com o esporte.

“Meu primeiro esporte foi patins. Comecei a andar de patins aos 7 anos e cheguei a ser campeã em competições locais”, conta a atleta.

Com a chegada da vida adulta, com uma filha e as responsabilidades com a família, os patins começaram a passar mais tempo guardados.

No ano de 2017, trabalhou com mineração, realizando atividades de risco. Até que um acidente de trabalho mudou sua rotina pessoal e profissional.

Impossibilitada de continuar seu trabalho, um transtorno depressivo tomou conta da saúde mental de Josy. Acompanhamento médico psiquiátrico foi necessário e foi no consultório que ela recebeu a orientação que mudaria sua vida: “Você precisa procurar uma atividade física!”

A pergunta foi lançada. “Qual esporte se encaixaria na minha vida hoje?”. A resposta veio com um pelotão.

“Um dia, ajudando minha mãe no ponto comercial da família, em Curionópolis, chega uma galera de bicicleta. Automaticamente, eu me apaixonei. Um dos rapazes me disse estarem vindo da Serra Pelada. O que dava, ida e volta, mais de 100 km. Me assustei. Mas fiquei interessada”, conta a atleta.

“Eles disseram que era só comprar uma bike e começar. Foi aí que decidi me mudar de vez para Parauapebas e participar das atividades de pedal que já tinham na cidade”.

Todas as quartas-feiras, Josy Paixão participava do Quarta Bike, um grupo de corrida que a acolheu na cidade.

“Só aí descobri que eu estava com uma bicicleta pesada”, explica. Pedalando toda quarta-feira com uma bike mais pesada, Josy desenvolveu resistência e potência para acompanhar o pelotão.

Depois de um mês pedalando, já quis participar da primeira competição.

GOSTO PELA ADRENALINA


Primeira competição, primeiro pódio. O gosto de que a conexão com a bike era real ganhou mais força.

Naquele período, Josy tomava remédios controlados para conter emoções e conseguir dormir. “Depois da primeira competição, nunca mais precisei deles. O esporte me salvou.”

Só em 2017, na categoria Open, no mesmo ano em que começou a pedalar, Josy foi campeã em 5 corridas regionais.

Em um ano de pedal, Josy já era elite.

Até então, nossa atleta não tinha um treino estabelecido. Ela realizava um passeio toda quarta-feira e ia para as provas.

No início de 2019, foi Campeã Paraense pela primeira vez. Tudo corria bem, até que uma atleta solicitou o Doping de Josy.

Tranquila e de consciência limpa, Josy realizou o exame. Para Doping, negativo. Mas veio uma grande surpresa, Josy estava grávida.

A boa notícia é que a atleta teve uma gestação maravilhosa, mas parou de pedalar para focar na criança.

“No final de 2020, eu ainda estava amamentando, mas precisava voltar a pedalar. Ia pras corridas levando berço, carrinho, mamadeira. Minha primeira competição em 2020 foi um XCM difícil que a gente tem aqui no Pará. 15 competidoras em uma prova bruta, de terreno natural. Competindo com as atletas mais potentes do Mountain Bike de 2020, sem treino, depois de uma gravidez, fiquei em quinto lugar”, comemora.

Aquela experiência era o gás que Josy precisava. Em 2021, no Campeonato Paraense de MTB, foi vice-campeã.

Com o suporte da Prefeitura de Parauapebas e do vereador Zacarias Marques, Josy conquistou uma rede de apoio fiel ao seu propósito no esporte. Mas ainda tinha muitos sonhos para alcançar.

Compareça com coragem


Josy tinha um sonho: uma bike speed poderosa. Uma das histórias mais emblemáticas da nossa atleta foi sua participação no Campeonato Paraense de Speed.

Josy queria muito vivenciar a prova, mas, na época, não tinha a bicicleta adequada. Realizou a inscrição, pegou um ônibus até a prova, chegou no local e começou a sua busca por uma bike speed emprestada.

Conseguiu a bike e poucas horas depois estava no 3º lugar do pódio.

Em uma entrevista dada para a TV local, Josy contou a história de coragem que a levou para aquele pódio. De casa, em Parauapebas, o vereador Zacarias Marques reconheceu a atleta que já havia apoiado antes.

Ligou para ela na hora e disse “Vem pra cá. Tenho uma speed pra te dar.”

Quando Josy chegou no local combinado para pegar a bike, teve uma surpresa. Era a mesma bicicleta que sonhava ter.

“Quando eu vi a bicicleta, chorei. A gente que é ciclista precisa de equipamento de qualidade. Muda tudo!”.

Depois de mais essa conquista, Josy participou do Pan-americano de MTB XCM, que foi em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais.

“Conheci a Isa, conheci Letícia, Raíza. Conheci todas essas mulheres que me motivam no ciclismo. Mais uma realização do sonho.”

Sempre em frente, focada na essência


Motivada pelas grandes conquistas realizadas na bike de 2017 até 2022, Josy colocou no papel tudo o que queria conquistar em 2023.

Treinador, fisioterapeuta, patrocínio. Até agora, todos os itens da lista já foram conquistados.

“A Mauro Ribeiro Sports entrou em contato e eu fiquei muito feliz”, celebra nossa parceria para garantir os melhores uniformes e roupas para a atleta.

“A respirabilidade, a tecnologia, a proteção. Quando você começa o pedal e não tem a roupa adequada, você já vai ficar desmotivado. Tanto o equipamento quanto o uniforme são necessários para o desempenho do atleta. Com a Mauro Ribeiro Sports, meu trabalho é só concentrar na prova.”

Com essa motivação e planejamento, os resultados seguem consistentes. Em 2023, já foram três pódios, sendo um deles o Desafio MTB Marathon, em Bujaru, onde foi campeã na categoria elite feminina.

Hoje, o objetivo principal da atleta é ser campeã brasileira em 2023. O Campeonato Brasileiro, este ano, será no Pará. “Meu estado nunca tinha recebido uma etapa tão importante. Se Deus quiser, vou ser campeã brasileira dentro de casa.”

Com alegria, determinação e coragem, Josy Paixão já motiva muitas mulheres a acreditarem no seu potencial e no seu espaço no ciclismo.

“Não é sobre ganhar. É sobre não desistir. É sobre tirar de dentro o potencial que nós temos de realizar o que nos motiva e satisfaz. Não se bloqueie, não se limite. Meu projeto futuro é criar o ‘Mulheres que incentivam mulheres’, porque falta muito isso hoje no nosso esporte”, conta em primeira mão para o blog Mauro Ribeiro Sports.

E, você, está esperando o quê para se arriscar nas provas? Atenção, pois a Josy quer você pedalando!

“Busque sua essência. Quando a sua mente está alinhada com o seu objetivo, na essência, isso vai se tornar algo grande. Pense na saúde, pense no emocional, pense em todos os benefícios que o esporte traz. O esporte salva, renova.”

A Mauro Ribeiro Sports apoia atletas e acompanha você: Peças Masculinas | Peças Femininas.