fbpx

Stories

Explore sobre a marca, eventos
e tecnologia de ciclismo.

Conheça o nosso atleta Leandro Souza: “A bike traz aventura”

Conheça o nosso atleta Leandro Souza: “A bike traz aventura”

Das primeiras pedaladas casuais até o pódio de uma competição, ciclistas constroem diferentes histórias sobre a bike.

 

No entanto, encontramos vários pontos em comum nessas histórias. O maior deles é o poder que o ciclismo tem de abrir oportunidades transformadoras para além do próprio esporte.

 

A Mauro Ribeiro Sports apoia ciclistas de todo o Brasil e vai dividir com você as histórias dos atletas que encontraram nos passeios amadores uma inesgotável fonte de motivação para alcançar desempenho profissional.

 

O começo da aventura 

Geralmente, ciclistas iniciantes começam a pedalar dando passeios pelos parques ou nas ruas do bairro.

 

A motivação pode vir de várias fontes para os iniciantes: vontade de emagrecer, de voltar a se exercitar, de construir um hábito saudável e até melhorar a autoestima.

 

Se você se encontra nesta fase, saiba que já tem muito em comum com grandes atletas.

 

Leandro Souza, ciclista profissional, nascido em Cajamar (SP), a 40km de São Paulo, e hoje morador de Jundiaí, teve um início similar.

 

“Comecei a pedalar há uns 10 anos. Eu era um cara que já frequentava a academia e queria dar mais uma ‘secada’, foi aí que eu comprei minha primeira bicicleta”, conta o atleta.

 

“Comecei a ir trabalhar com a bike, depois fui aumentando os percursos, pedalando entre cidades, aumentando a quilometragem.”

 

A primeira bicicleta de Leandro foi uma Mountain Bike, depois adotou a bicicleta de estrada. 

 

Dois anos de pedal e Leandro já sentia a curiosidade da sensação de competir. A Copa VO2 – Desafio Serra de Campos, em Campos do Jordão, foi a oportunidade ideal para essa experiência.

 

Competição “pegou na veia”

“Fui pra prova com o intuito de concluir o desafio, disputar comigo mesmo, não com os outros ciclistas, principalmente pelo nível que é Campos do Jordão”, explica.

 

Mas a experiência mudou alguma coisa em Leandro. “Pegou na veia! Fui 3 anos consecutivos para a mesma prova. No terceiro ano, uma equipe de Jundiaí me chamou para começar a treinar com eles e, aí sim, competir profissionalmente.”

 

Na equipe, o atleta recebeu acompanhamento técnico, nutricional, fortalecimento na academia e toda a infraestrutura para competir nas provas do calendário brasileiro.

 

Assim, Leandro se desenvolveu até competir na elite. “Foram anos de 4 horas de treino por dia para chegar aonde eu queria chegar no ciclismo.”

 

Aventuras para além dos pedais

Durante 7 anos, Leandro se especializou nas competições de circuito. Ele terminava seu circuito na prova e começava a tirar fotos dos outros atletas da equipe.

 

“Com essas imagens, começamos o trabalho de divulgação da nossa equipe, com marketing e redes sociais. As pessoas elogiavam muito as fotos. A partir daí, estudei fotografia, concluí um curso, e me tornei fotógrafo profissional”, relata o atleta.

 

A fotografia se tornou uma nova e excitante aventura em sua vida, e ganhou tanto espaço que teve de deixar de competir para focar em sua construção profissional.

 

Mas é claro que a história de Leandro sobre a bike não parou por aí.

 

Fôlego e ânimo para se reinventar

Na pandemia, Leandro encontrou uma nova aventura para se reinventar. “Comecei a montar meu portfólio de foto e vídeo dos meus próprios pedais. Mandei meu portfólio para algumas marcas e a resposta foi extremamente positiva.”

 

A cada novo pedal, Leandro voltava cheio de registros e histórias para contar nas redes sociais. Os treinos se tornaram mais constantes e a produção de conteúdo ganhou escala e visibilidade.

 

Leandro tem mais de 14 mil seguidores no Instagram.

 

“Voltei a competir em alto nível para conseguir levar o apoio dessas marcas para as melhores provas”, explica.

 

Hoje, Leandro é referência em fotos e vídeos profissionais, atua como designer gráfico e treina profissionalmente para continuar experimentando todas as oportunidades que o ciclismo traz para a sua vida.

 

“Encontro amigos de infância que hoje estão pedalando e me contam que eu fui das inspirações. Hoje, são atletas que buscam seus objetivos. Tem quem leve a bike como hobby, e mesmo assim a bike te leva além. A bike traz aventura, novas pessoas, novas oportunidades.”

 

Aventure-se também nas oportunidades que o ciclismo proporciona. A Mauro Ribeiro Sports tem as roupas certas para te acompanhar: Peças Masculinas | Peças Femininas