fbpx

Stories

Explore sobre a marca, eventos
e tecnologia de ciclismo.

Ciclismo e suas modalidades: conheça as 5 categorias do esporte para se aventurar

Ciclismo e suas modalidades: conheça as 5 categorias do esporte para se aventurar

O ciclismo está em constante evolução. Da construção da primeira bike, em 1817, para os dias atuais, nós inventamos, reinventamos e continuamos evoluindo a história do ciclismo de inúmeras formas.

Um exemplo dessa evolução são as novas categorias que surgiram ao longo do tempo e como, cada vez mais, elas se inserem em nosso cotidiano.

Para adentrar um pouco mais no universo do pedal, confira com a gente 5 categorias do esporte para se aventurar!

 

Ciclismo de pista

ciclismo de pista

Categoria criada em meados de 1870, o ciclismo de pista também é conhecido como ciclismo indoor. Disputado em um velódromo (pista artificial), recebe provas e disputas e possui 10 tipos de provas diferentes, sendo 5 masculinas e 5 femininas.

As palavras que definem o objetivo da modalidade são “adrenalina” e “velocidade”, já que as bikes dessa categoria não possuem freio e contam apenas com uma marcha. Pela alta velocidade desta modalidade, utilizar freios e marchas aumentaria as probabilidades de acidentes.

Segundo o Comitê Olímpico, com exceção de Estocolmo em 1912, a prova masculina constou em todas as edições olímpicas, e a prova feminina começou a partir de Seul em 1988, no evento Velocidade 200m.

Ciclismo de estrada

ciclismo de estrada

Com a primeira prova oficial realizada em Paris, em 1868, o ciclismo de estrada é uma das modalidades que vem ganhando destaque dentro do ciclismo. Nessa categoria, a disputa é realizada em estradas e as bikes precisam estar prontas para rodar em terrenos desafiadores.

Algumas provas de ciclismo de estrada são o Sprint, Sprint por equipes, Keirin, Contrarrelógio, Perseguição individual, Perseguição por equipes, Scratch e Corrida por pontos.

O objetivo varia dependendo da prova. Nos casos de competições de resistência, quem chegar primeiro será o vencedor. Já nas provas contrarrelógio, o ganhador é aquele que fizer o percurso em menor tempo.

De todas as provas da história do ciclismo de estrada, a de maior extensão e dificuldade foi disputada nos Jogos Estocolmo em 1912, ultrapassando mais de 10 horas e totalizando 320 km.

Mountain bike

Mountain bike

Se você ama os desafios que envolvem pedras, barro, morros, natureza e muito suor, você vai amar o Mountain Bike. Conhecida também como MTB, essa categoria apaixona até aqueles que começam a pedalar só por lazer.

Realizada em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até em cidades, quem aprende as táticas do MTB consegue pedalar por quase todos os terrenos.

As bikes próprias surgiram da falta de um equipamento que aguentasse a agressividade dos terrenos das montanhas e estradas. Por isso, a dupla de aventureiros e atletas Gary Fischer e Joe Breese iniciou o processo de montagem da bike à altura do MTB.

Definindo não só o nome da modalidade, mas também sinalizando o nome de um tipo de bicicleta, as práticas de Mountain Bike por amadores no pedal devem ser evitadas ou realizadas apenas com acompanhamento técnico.

Independentemente da sua patente no pedal, o seguro da bike é extremamente importante quando falamos de MTB. Deste modo, você evita dores de cabeça futuras, já que a categoria pode colocar em risco a sua bicicleta.

Gravel

Gravel

Outra modalidade do ciclismo é o Gravel, ou como também é conhecido: ciclismo de cascalho. Apesar de ser projetada para esse tipo de solo, a bike do Gravel também suporta o asfalto e estrada de terra batida.

Com uma estrutura reforçada (assim como as bicicletas de Mountain Bike), a bike para Gravel possui pneus mais largos e quadro diferenciado de uma bike comum.

Especificações técnicas da Bike para Gravel

  • Distância maior entre eixos;
  • Freios a disco (mecânicos ou hidráulicos);
  • Pneus largos;
  • Relação de marchas: 2×10, 2×11, 1×11 para terrenos íngremes e descidas;
  • Quadro próprio para a instalação de bagageiros e suportes de caramanhola.

Apesar de ser uma modalidade relativamente nova no Brasil, já temos uma prova específica para ela, a Brasil Ride Gravel Race. Você ama conhecer mais sobre provas? Confira aqui a Brasil Ride 2021!

BMX

BMX

Conhecido também como Bicicross, ou “supercross”, como é chamado nas edições olímpicas, BMX é uma modalidade do ciclismo que surgiu no final da década de 1960 na Europa.

Caracterizado por suas corridas em pistas de terra batida, geralmente possuem cerca de 400 metros de extensão e são compostas por lombadas, rampas, curvas acentuadas e ondulações.

Com uma estrutura diferente das bikes de Gravel e Mountain Bike, as bicicletas de BMX são leves, resistentes e de pequeno porte, possuindo rodas de aro 20 e pneus apropriados para a terra.

Você sabia? A primeira pista da América do Sul para a prática do BMX foi construída em São Paulo, em 1979.

Quanto mais o tempo passa, mais o ciclismo ganha força e evolui. O que hoje são cinco modalidades, ao decorrer dos anos podem surgir muitas outras categorias que, sem dúvidas, continuarão fazendo história e acolhendo novos ciclistas por todo o mundo!

E você, já pensou em uma modalidade do ciclismo que poderia existir? Nos conte!

Para ficar mais próximo da Mauro Ribeiro Sports, nos siga nas redes sociais

Encontre nossas peças nas lojas mais próximas de você.