Profissionais ou amadores, o ciclismo pode nos levar a uma situação em comum: lesões no pedal.
Por essa razão, principalmente se você é ciclista iniciante e está por fora de quais são as principais lesões no pedal, confira hoje cada uma delas e como evitá-las!
Sendo capaz de evoluir para lesões ainda mais sérias, a lombalgia é uma das principais queixas de dor entre ciclistas.
Manifestando-se principalmente em casos de má postura, a coluna curvada em direção ao guidão por muito tempo aumenta as chances de dor na região.
Outro fator é a falta de ajuste do quadro da bike, o que torna mais fácil pedalar com uma postura errada, podendo prejudicar a coluna do atleta, onde músculos e ligamentos podem ser afetados.
Para prevenir lesões como essa, a bike deve estar regulada, analisando sempre a altura do banco e altura do guidão. Além disso, alongamentos e o fortalecimento da musculatura também podem ajudar a prevenir a lesão no pedal.
Infelizmente, dores não tratadas e esforços contínuos podem gerar lesões no pedal.
Sendo um agravante para dores no joelho, um dos motivos que levam os ciclistas a terem problemas nessa região, na maioria dos casos, é pela altura do selim.
Para evitar uma lesão no pedal que seja relacionada aos joelhos, o selim não deve estar nem muito alto e nem muito baixo.
A posição dos joelhos é igualmente importante quando falamos da prática do ciclismo, já que não podem estar muito para fora ou para dentro, evitando assim outras lesões.
Sabemos que passar muito tempo com a mesma postura pode ser uma sobrecarga para várias regiões do nosso corpo.
No caso da coluna cervical, não somente a má postura está relacionada, mas também pedalar com objetos muito pesados como, por exemplo, o capacete.
Casos como esses prejudicam e cansam o atleta, fazendo com que seu desempenho também caia. Para evitar esse tipo de problema, é indispensável o alongamento, a correção de postura e o uso de acessórios leves e adequados para o pedal.
Envolvendo a região genital, a angulação e o formato do selim podem ser um fator de risco.
Além do selim, o tempo do atleta em cima da bike também é fator de risco para esse tipo de lesão, porque os músculos ficam comprimidos e a circulação retida, levando a fortes dores.
Solução em comum para muitas lesões no pedal, uma roupa com forro e densidade adequadas para cada tipo de treino é capaz de diminuir dores e aumentar performances.
Para ciclistas profissionais ou amadores, pesquisas indicam que a região lombar e a região dos joelhos são as que mais sofrem. Mas o seu treino não precisa ser um inimigo da sua saúde. Muito pelo contrário!
Encontre aqui as melhores peças para seu treino.
Veja também 5 acessórios de inverno para pedalar no frio
Em busca de uma marca que te acompanhe? Entre em contato conosco!