fbpx

Stories

Explore sobre a marca, eventos
e tecnologia de ciclismo.

Pedalar na chuva com segurança

Pedalar na chuva: riscos e orientações para sua segurança

Seja para praticar no fim de semana, seja para se locomover na cidade para o trabalho ou algum passeio de lazer. A chuva costuma atrapalhar e até assustar alguns ciclistas. Mas alguns cuidados podem ser tomados para tornar essa experiência mais agradável. Se você vai pedalar na chuva, leia abaixo orientações para sua segurança.

 

O asfalto molhado vai influenciar diretamente na sua bike. Cada bicicleta irá se comportar de uma maneira diferente no chão molhado, então, nada melhor do que a prática para descobrir quais cuidados você precisará tomar em relação à bicicleta:

  • comprar novos pneus
  • instalar paralamas
  • e outras medidas

 

Mas para além desses cuidados, outras dicas podem facilitar muito que você ganhe mais confiança ao pedalar na chuva. Abaixo, a Mauro Ribeiro Sports apresenta algumas orientações essenciais:

 

Atenção máxima

Pedalar na cidade já exige total atenção ao cruzar ruas, avenidas e até mesmo dentro das ciclovias em pontos de cruzamento. Mas quando a chuva cai, essa atenção precisa se potencializar.

 

Os pisos, as faixas brancas e amarelas no asfalto ficam mais escorregadias com a água da chuva. É muito importante lembrar de não frear em cima delas.

 

Atenção também para as curvas e saídas de curvas, atentando-se sempre para diminuir a velocidade para aumentar sua segurança.

 

Os freios também merecem seu cuidado. Com a água, o freio fica com menor aderência e a resposta para diminuir a velocidade é mais demorada.

 

Diminuir o ar nos pneus

Talvez a aderência do seu pneu seja excelente até mesmo para pisos molhados, mas uma dica profissional que pode te ajudar muito a se equilibrar e evitar incidentes ao pedalar na chuva, é diminuir o ar dos pneus.

 

Tome cuidado para não esvaziar demais, claro. Mas libere por 2 ou 3 segundos o ar dos pneus se você passar por um longo trecho de pedal na chuva.

 

Isso ajuda a estabilizar a bicicleta com o seu peso em cima.

 

Olhos, pés e mãos protegidos

Alguns acessórios vão ser essenciais para que sua experiência de pedalar na chuva fique mais tranquila:

 

  • Nos olhos: usar um boné ou um óculos de ciclismo para não cair pingos de chuva diretamente no seus olhos e bloquear, mesmo que parcialmente, a sua visão;
  • Nas mãos: utilize luvas, de preferência, antiderrapantes, evitando que a aderência da mão no guidão se perca com a água;
  • Nos pés: se você não consegue investir em uma bota antiderrapante específica para o pedal, lembre-se de ter sempre sacolas de plástico ou um overshoe para evitar que seus pés derrapem no pedal e você perca controle.

 

Vista-se com roupas adequadas

As roupas do dia a dia pesam muito mais quando se está encharcado de chuva, não é? Agora imagine o quanto a gente não sente com mais intensidade este peso em cima da bicicleta.

 

É fundamental proteger o peito do vento, mas usar moletons ou jaquetas pesadas não vai ser uma boa ideia. Esses materiais podem reter muita água, aumentando seu peso, além de criar uma sensação incômoda na pele.

 

Vista-se com roupas específicas para ciclismo, como jaquetas corta-vento e camisas de manga comprida feitas para desempenho ergonômico e mais rentes ao corpo, facilitando sua atividade.

 

Gostou dessas orientações? Boa evolução no pedal para você!

 

Conheça nossos acessórios: Masculinos | Femininos

 

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn