O ciclismo impacta diretamente a nossa saúde de forma benéfica. Mas não só isso, segundo especialistas, ele também nos ajuda no desenvolvimento psicológico e cognitivo.
Se você busca começar o pedal em 2022 e quer saber mais quais são suas vantagens, confira 5 benefícios do ciclismo para a saúde!
A melhora desse sistema não se trata apenas da respiração. Apesar de ajudar no fôlego, apenas 30 minutos de pedal por dia, junto com o fortalecimento e o condicionamento físico, também podem fortalecer o coração.
Com a prática do ciclismo, um aumento significativo na frequência cardíaca começa a existir, fazendo com que o corpo comece a bombear mais sangue para os órgãos e membros.
Um dos outros benefícios do ciclismo é a diminuição de quedas. Com o tempo de pedal, sabemos que a nossa musculatura tem uma transformação. Assim, já que o ciclismo promove o fortalecimento das panturrilhas, dos músculos posteriores das coxas e também dos quadríceps, a incidência de quedas pode diminuir, já que há um trabalho ligado diretamente com os membros inferiores.
Não menos importante, além do coração, o pedal também trabalha os músculos das costas e dos glúteos.
Um outro benefício do ciclismo é referente à aptidão muscular, tratando da saúde como um todo. Sendo uma junção de força e resistência dos músculos, segundo especialistas, muitas proteínas e outras substâncias são produzidas no trabalho muscular. Assim, além de aumentar a quantidade de proteínas nos músculos, o ciclismo também melhora a força e a resistência.
Diabetes tipo 2, problemas de pressão arterial, síndrome metabólica e cancro no peito são algumas das doenças que o ciclismo pode prevenir. Insano, não?
Além disso, o pedal também promove um menor risco de morte por AVC, que segundo especialistas, é uma doença que leva a óbito mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil.
Melhorando a circulação sanguínea, o pedal entre 30 a 60 minutos, de 2 a 3 vezes por semana pode ser uma excelente medida preventiva para aqueles que possuem casos na família.
O último dos benefícios do ciclismo que vamos te apresentar é a prevenção do sobrepeso e da obesidade. Por se tratar de um exercício aeróbico – atividade na qual o nosso corpo utiliza oxigênio para gerar energia – ele promove a aparição de músculos, transformando gorduras em massas musculares.
Além de todos os benefícios do ciclismo em relação ao nosso condicionamento físico, ele também combate a insônia e diminui a ansiedade, liberando a endorfina e garantindo o bem-estar!
Confira também os riscos e orientações para sua segurança ao pedalar na chuva!
E aí, já pedalou hoje? Nos acompanhe e fique informado de todas as pautas que percorrem o mundo do ciclismo!