Existem muitas variações de uniformes personalizados. Com diferenciações na estrutura do tecido, forro e em muitas outras especificações, cada caso é um caso na hora de escolher um uniforme. Afinal, existem condições diferentes de performance conforme cada modalidade.
Pensando nisso, no artigo de hoje, conheceremos a experiência única de Evandro Portela com uniformes personalizados, focados, principalmente, em performance para quem está a 300 km/h em cima de uma bike!
Com uma trajetória longa em cima da bike, Evandro Portela possui um currículo de 16 anos de carreira profissional. Carregando um nome já estampado no Guinness Book, foi em 26 de novembro de 2017 que o atleta estabeleceu o recorde mundial de velocidade de 202 km/h, próximo a Curitiba.
Estudando o pedal no grandioso Salar do Uyuni, na Bolívia, há aproximadamente 11 anos, nosso atleta segue sem desacelerar em busca do seu próximo recorde: chegar a 300 km/h em cima da bike no grande deserto de sal!
Sobre os preparativos para esse grande feito, Portela nos conta:
“Estamos a caminho, estamos fazendo de 600 a 750 km por semana, uma tarefa muito difícil. Também vou participar de algumas corridas boas esse ano para treinamento.
Já em agosto vou para a altitude, fazer testes, ficar 30 dias para aclimatar, em 4.000 metros, ar rarefeito, depois volto para o Brasil.”
Única corrida a abrigar essa modalidade na bike, a Speed Land Racing 23 reúne os maiores pilotos de velocidade do mundo na Bolívia. São 20 km de pista para cada um e, esse ano, será realizada a tentativa de pedal sem ajuda de cabos auxiliares em carros.
Portela está na equipe gringa CMR TEAM REG COOK, preparando-se para o evento que será entre 12 e 23 de setembro deste ano, em uma paisagem e uma altitude de tirar o fôlego.
O famoso Salar do Uyuni, na Bolívia, também conhecido como grande deserto de sal, possui um terreno desafiador. Plano e coberto de sal branco, a condução é difícil mesmo de bicicleta.
Enfrentando condições climáticas extremas, como ventos fortes e frio intenso, toda preparação é minuciosamente pensada para condições como essas. Assim como o próprio uniforme personalizado.
Para entendermos melhor, há diferença entre uniformes personalizados de ciclismo para a pista e uniformes personalizados para condições mais extremas.
Projetados para oferecer uma performance aerodinâmica otimizada, o uniforme de pista em situações climáticas tropicais possuem tecidos leves e ajustes apertados para reduzir o arrasto.
Geralmente não são tão quentes quanto os uniformes para temperaturas baixas, pois o objetivo é manter o ciclista fresco durante o esforço intenso.
Já os uniformes de ciclismo para temperaturas baixas, como as enfrentadas pelos ciclistas na Speed Land Racing 23, são projetados para manter o ciclista aquecido em condições frias, geralmente com tecidos mais espessos e forrados para fornecer isolamento térmico.
Eles também costumam ter recursos adicionais, como zíperes para ventilação, capuzes e mangas compridas com punhos ajustáveis para ajudar a se proteger do vento e da chuva.
Desta forma, a 300 km/h em cima da bike, é imprescindível que seu uniforme acompanhe sua performance.
Segundo Portela, “existe um treinamento muito forte, dia a dia, como um atleta profissional de alto rendimento. […] A cada mês sentimos a Mauro Ribeiro Sports melhorando a malha, os forros e cada detalhe.
Meu uniforme possui uma estrutura diferenciada. Por estar a 3.600 de altitude, preciso que a peça seja mais extrema. Com temperatura baixa e ar rarefeito, fico honrado em ter um uniforme de primeira linha.”
A escolha do uniforme de ciclismo certo depende das condições climáticas e do tipo de ciclismo que você está praticando.
É importante escolher um uniforme que seja adequado às suas necessidades para garantir ótimo desempenho e conforto para alcançar seus objetivos mais desafiadores.