fbpx

Histórias

Explore sobre a marca, eventos
e tecnologia de ciclismo.

Vida de Atleta | Conheça Kevin Bezerra: "Pelo ciclismo, você vê o mundo com outro olhar"

Vida de Atleta | Conheça Kevin Bezerra: “Pelo ciclismo, você vê o mundo com outro olhar”

Começar a pedalar por hobby é empolgante. Poucas válvulas de escape são tão poderosas quanto o pedal. Mas o poder do esporte é tão grande que seu impacto transborda para todos os aspectos da vida.

 

No primeiro Vida de Atleta de 2023, a Mauro Ribeiro Sports apresenta o embaixador da marca Kevin Bezerra, um cearense de Brejo Santo que renasceu pelo esporte, se realizando pessoal e profissionalmente pelo ciclismo, ainda com sonhos altos pela frente.

 

Superação desde a primeira pedalada

Nascido em Brejo Santo e hoje radicado em Juazeiro do Norte (CE), Kevin Bezerra é adepto do esporte desde pequeno.

 

Seus avós eram agricultores do interior de Pernambuco. Seus pais, com 3 filhos, foram para Brejo Santo construir sua família e buscar melhores condições.

 

Aos 12 anos, ele já queria sua primeira bike.

 

“Eu falei pro meu tio que se me desse a bicicleta, eu iria de Crato a Brejo Santo de bike, 100 km de distância.”

 

O irmão mais velho disse: “duvido!”. E essa dúvida acendeu um gosto competitivo no jovem aspirante a ciclista. Ganhou a bicicleta e começou a escrever uma história de superação.

 

“Subi na bike e fui embora! Ganhei a bicicleta e a primeira vez que eu subi nela, sai de Crato, sem nenhum suporte, short tactel, sem calibragem, garrafa de 500ml, e só parei em Brejo Santo.”

 

Poucos conseguem imaginar essa potência, mas a relação de Kevin com a bike sempre foi de hiperconexão!

 

“Com 12 anos eu desenvolvi essa mentalidade. Sempre que eu coloco metas que alguém duvida e acha impossível, eu vou lá e faço acontecer.”

 

Nasceu ali uma conexão transformadora. “Eu ainda tenho essa bicicleta, com a qual eu treinei boa parte da minha vida. Guardo ela até hoje com um valor sentimental muito grande”, conta.

 

O bom ciclista ao pedal retorna

Mesmo para um jovem atleta com grande potencial, Kevin não conseguiu apoio para focar apenas no esporte. 

 

Aos 14 anos, depois da separação dos pais, precisou ajudar a mãe com as contas de casa.

 

Restauração de estofados, estágio na Caixa Econômica, modelo. Kevin fez de tudo!

 

Na mesma época, também se apaixonou pela musculação. O esporte indoor e o outdoor (o ciclismo) eram seus hobbies, suas válvulas de escape, seu lugar de reenergização do trabalho semanal.

 

Aos 18 anos, fez como seus pais, e migrou para uma cidade com novas e melhores oportunidades. 

 

Foi para Fortaleza (BA), onde trabalhou como servente de pedreiro, assistente de palco e repórter na TV Diário.

 

Entrevistou estrelas globais e conheceu muita gente importante na região. Até que o primeiro grande susto de sua vida ocorreu: uma doença misteriosa de sua mãe.

 

“Nesse período, minha mãe ficou muito doente, por muito tempo sem sabermos qual era a comorbidade. Eu vivia em conexão Brejo Santo e Fortaleza para cuidar da minha mãe. O gasto físico e financeiro foi muito grande.”

 

A melhor saída foi voltar para Brejo Santo e cuidar da mãe durante todo o processo da doença.

 

Estabelecido novamente na cidade, chegou um novo momento divisor de águas.

 

Para ajudar um amigo que estava embriagado, Kevin se ofereceu para dirigir até outro município. No caminho, uma chuva torrencial caiu e um acidente quase inevitável ocorreu.

 

O carro capotou, mas, “por um milagre”, Kevin e o amigo saíram vivos.

 

“Depois dessa época, fiquei muito ruim da cabeça. Tive um começo de depressão. Um acidente que marcou minha vida toda”, conta o atleta, que tinha apenas 19 anos na época. 

 

O trauma do acidente impactou muito sua saúde mental. Ficava trancado em casa, paralisado. O extremo oposto do jovem cheio de vida que treinava musculação e ciclismo em seu tempo livre.

 

“Meu tio, que mora em Camaçari, na Bahia, viu que eu estava mal e me chamou para passar uns dias com ele. Assim que cheguei em Camaçari, eu não tinha como pedalar, aí eu voltei para musculação.”

 

Dois meses depois, ainda em Camaçari, Kevin participou do Campeonato Baiano de Fisioculturismo, onde eu fui campeão.

 

“Por isso, impossível não dizer que o esporte mudou minha vida. Depois de 9 meses, senti minha cabeça clarear. Eu tinha voltado a fazer algo que eu gostava, que era a musculação. Em Camaçari, eu renasci, e a saudade da bike falou alto.”

 

Um encontro consigo mesmo em cima da bike

Centrado e focado em superar de vez o momento depressivo pós-traumático, Kevin conseguiu entrar na Faculdade de Educação Física.

 

“Nessa época, vendi uma moto pra comprar uma bike melhor. E foi aí que tudo casou, a faculdade com a minha paixão pela bike.”

 

Formado e pronto para o mercado de trabalho, o atleta fundou a Kevin Bezerra BikeFit, um estúdio de avaliação especializada para ciclistas.

 

“Eu linkei toda minha vida no esporte à minha profissão. Se eu não fosse um atleta ativo quando meus pais se separaram, depois do acidente, no meu retorno a Brejo Santo para ajudar minha mãe, talvez eu nem estaria aqui.”

 

Há 5 anos, Kevin mantém o brilho nos olhos para atender seus mentorados no estúdio de BikeFit, garantindo que novas pessoas alcancem seus objetivos através do esporte.

 

Ele se mantém inspirado pela paixão pelo que faz e pelos atletas que chegaram longe.

 

O Brou, o Indião, o Mauro Ribeiro, buscam motivar pessoas em tudo o que eles fazem. O meu propósito se tornou esse, motivar uma pessoa por dia através do esporte.”

 

Aqui, no Vida de Atleta, Kevin te convida a ingressar na Família Ciclismo. “Se você não pedala, você está perdendo tempo. Pelo ciclismo, você vê o mundo com outro olhar, começa produzir mais, a viver mais as pessoas, a viver mais os ambientes.”

 

Aos 29 anos, o atleta que já participou de um IronMan e da Ultramaratona Cariri Extremo, um circuito em trilha que dura 12h. Kevin ainda tem grandes sonhos para o esporte.

 

“Até meus 35, ainda vou participar do Ironman Kona, no Havaí, do Brasil Ride, uma prova de Mountain Bike pela qual sou fascinado, e o Camponato de Cross Triathlon.”

 

“O ciclismo é encantador. Você vai começar a se conhecer, a mentalizar propósitos que você achou que um dia não ia conseguir. O ciclismo faz com que as pessoas queiram mais. Quanto mais você pedala, mais longe você quer chegar.”

 

Junte-se ao Kevin Bezerra na Família Ciclismo. A Mauro Ribeiro Sports apoia atletas e acompanha você: Peças Masculinas | Peças Femininas.

 

LEIA MAIS

Confira tudo sobre a Brasil Ride Bahia 2022

Donas do pódio: conheça Aline Mariga e Isabella Lacerda, embaixadoras Mauro Ribeiro Sports!