fbpx

Histórias

Explore sobre a marca, eventos
e tecnologia de ciclismo.

Vida de Atleta: a superação mental e física de Bruno Henrique no Mountain Bike

Vida de Atleta: a superação mental e física de Bruno Henrique no Mountain Bike

É comum que novas pessoas entrem para a comunidade de ciclistas quando procuram estilos de vida mais saudáveis. Decisão acertada, pois os ganhos vão muito além da saúde física.

 

Se você observar os pódios de Mountain Bike pelo Brasil, vai conhecer alguém que é a prova viva do poder da bike de também transformar a saúde mental.

 

No Vida de Atleta de hoje, a Mauro Ribeiro Sports conecta você com um novo nome do Mountain Bike brasileiro, Bruno Henrique, que apesar de ter começado a treinar na bike há 3 anos, já prova o poder transformador do ciclismo.

 

Um Mineirinho em Campos do Jordão (SP)

Bruno Henrique, também conhecido como Mineirinho Silva, passou a maior parte da vida em Minas Gerais, trabalhando na roça com seu pai e rodeado pela natureza.

 

Há 10 anos, se mudou para Campos do Jordão, em São Paulo, com o desafio de trabalhar com atendimento ao público.

 

A nova cidade, a saudade da família, os desafios cotidianos do trabalho, as novas responsabilidades. Tudo isso o desafiou a encontrar um ponto de equilíbrio emocional naquela fase de grandes transformações.

 

O impacto na saúde mental foi grande. Bruno desenvolveu ansiedade e teve crises de pânico.

 

“A bike entrou na minha vida em um ponto que eu tive ansiedade e crises intensas de pânico. O médico, então, me indicou praticar algum exercício”, contou.

 

Foi aí que Bruno resolveu abraçar sua criança interior.

 

“Eu queria uma bike desde criança, bem pequeno. Meu pai não tinha condição na época. Eu sonhava que estava andando de bicicleta”, recordou.

 

Muitos anos depois, em 2019, agora com a missão de superar o impacto da ansiedade na sua saúde mental, Bruno assumiu sua identidade de atleta. Comprou sua bike e se reconectou com a natureza por meio do esporte.

 

“Depois das primeiras crises, compartilhando com as pessoas, comecei a ver que tinha muita gente na mesma situação. Hoje, eu sempre indico a bike, porque me ajudou muito.”

 

Mais leve e mais forte!

Funcionou. Bruno começou com seus passeios, depois leves treinos de Mountain Bike, e foi recuperando seu bem-estar.

 

O interesse pelo ciclismo foi aumentando. Com pesquisas na internet, vídeos com orientações técnicas, Bruno se aperfeiçoou. Até que um novo desejo se despertou: a competição.

 

A primeira corrida foi a Epic Race 2021, em Campos do Jordão. Resultado? 1º lugar na categoria Light Master Masculino. Desde então, Bruno não para de se superar!

 

“Na bike, eu me transformei. Cada vitória que eu conquisto, lembro do Bruno lá trás. Essa é minha superação.”

 

Hoje, a agenda de Bruno é conciliar o trabalho, os treinos de bike e sua família, que já conta com duas pequenas fãs do pai atleta.

 

Durante a semana, por conta do trabalho, Bruno treina na sala de casa com um rolo de treino. Uma vez por semana, ele pega a estrada e pedala nas trilhas de Campos do Jordão.

 

“Dê o melhor com aquilo que você tem. Você não precisa da bike mais cara para começar. Independentemente, mesmo com a melhor bike, se você não tem força de vontade, não vai te ajudar em nada. Tem que ter vontade e garra.”

 

Aos 31 anos, o atleta inspira pelo exemplo, mostrando na prática que vontade e garra te levam mesmo a qualquer objetivo.

 

No dia 16 de outubro, Bruno venceu mais uma corrida. Foi campeão na World Trail Race, percorrendo 32 km, superando o desafio da reta final da prova, na qual os atletas precisavam subir o Pico do Imbiri, de 1.862 metros de altitude.

 

Bruno Henrique, atleta apoiado pela MRS, no pódio da World Trail Race 2022, confira a publicação aqui!

 

A superação continua. O objetivo central de Bruno para 2023 é alcançar um novo patamar na sua vida de atleta.

 

“Vou treinar mais forte para mudar de categoria. Chegar na elite e alcançar um nível de apoio para poder ficar 100% focado na bike. Esse é meu objetivo!”, contou.

 

“Agradeço muito à Mauro, já me ajudou bastante e eu vejo a diferença de usar roupas de qualidade. Treino sem sentir dores e as pessoas já me vêem com outros olhos”, celebrou o atleta.

 

Que a história de Bruno te inspire a ver uma saída dos momentos difíceis, com a certeza de que o ciclismo pode te impulsionar em todas as áreas da vida.

 

Compartilhe e celebre, com a sua comunidade ciclista, o poder da bike de transformar vidas.

A Mauro Ribeiro Sports apoia atletas e acompanha você: Peças Masculinas | Peças Femininas.