Iniciar uma trajetória esportiva pode ser um sonho antigo ou um sentimento que acabou de se despertar.
Vamos te inspirar com exemplos de pessoas que, assim como você, se apaixonaram pelo ciclismo e iniciaram uma nova fase profissional por amor ao esporte.
A Mauro Ribeiro Sports apoia ciclistas de todo o Brasil e vai dividir as histórias de transformação que começaram com ciclistas amadores e caminharam para os pódios de elite.
Se eu te disser que daqui a 5 anos você pode estar em qualquer pódio, não duvide.
É por isso que a primeira história que gostaria de compartilhar é a da Larissa Cortez.
A ciclista é nascida e criada em Crato, cidade do interior do Ceará, na bela Região do Cariri.
Larissa é médica, especializada em Anestesiologia, mãe de três filhos e começou a pedalar por lazer e para se exercitar em 2017.
Hoje, a ciclista é Bicampeã Cearense de XCO Elite (Cross-Country, uma modalidade do Mountain Bike).
Para te inspirar, Larissa compartilha 5 lições sobre a vida de atleta:
“Comecei pedalando por lazer na Chapada”, comenta Larissa (que é de uma região que conta com uma forte comunidade de apaixonados pelo ciclismo), principalmente Mountain Bike.
Cariri tem muitas trilhas para pedal, percursos acessíveis, lugares interessantes e um cenário contemplado pelas belezas da Chapada do Araripe.
Em 2017, “estava insatisfeita, sem bem-estar, sem boa saúde física. Queria uma atividade que pudesse me ajudar nisso”, conta a atleta.
DICA: A ciclista incentiva a observar aos poucos como a constância te motiva a querer evoluir.
“Quando comecei a pedalar, tinha obesidade grau 1. Meu pedal era comprometido até pela minha capacidade respiratória. Eu tinha que interromper o percurso porque não aguentava. Não entendia meus limites e acabava me frustrando”.
Mas o ciclismo já tinha encantado Larissa e esses obstáculos reforçaram que o que ela precisava era de tempo e dedicação.
Gradualmente, ela foi vivenciando os resultados. Para não se desmotivar com essa graduação, Larissa recomenda: “não se compare com outro ciclista, cada um tem uma identidade, uma individualidade biológica.”
“Antes, eu pedalava quando dava. Geralmente no fim de semana, sem objetividade. Entendi, então, que eu só conseguiria atingir meus novos objetivos através de um programa de treinamento esportivo.”
Então, nossa atleta buscou suporte profissional e entrou para a equipe Curió Personal, do treinador Ricardo Curió. Desde então, seus treinos passaram por uma completa atualização.
“Quando você dá esse pontapé, a evolução da performance começa a fluir melhor. Orientação profissional, programação para os treinos e prática, muita prática!”
Assim, Larissa começou o processo de desenvolver cadência, ritmo e melhor consciência corporal para dosar os estímulos durante os treinos.
“O esporte primeiro me levou à reeducação alimentar. Essa reeducação me mostrou uma forma de viver mais interessante. No ciclismo foi onde me encontrei, me defini. Minha vida tem mais cor, mais brilho e mais alegria. Eu devo muito isso às pessoas que treinam comigo!”, celebra a atleta.
O que nos leva à quinta lição da ciclista.
Nem preciso dizer que ser médica, mãe e uma atleta profissional que treina disciplinadamente e participa do calendário de competições não é algo fácil.
Mas, segundo Larissa, os ciclistas que estão ao seu lado fazem tudo valer a pena.
“É muito bom encontrar e abraçar essa tribo. Impossível não estender esses laços das trilhas para a vida.”
Hoje, Larissa Cortez treina para as competições com o apoio da Mauro Ribeiro Sports, celebrando, em 2022, sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Cearense XCO.
Além de trazer muito orgulho para a nossa marca, Larissa é inspiração para muitas mulheres que querem viver a transformação do ciclismo em suas vidas.
E ela tem um recado final para você:
“Quando a dúvida é: ‘será que consigo? Não pare no ‘não consigo!’. Eu comecei não conseguindo também. Depois de me programar e me estruturar, alcancei meu objetivo!”