Para quem ama ver técnica, paixão e profissionalismo levantando poeira em uma corrida de ciclismo, minha dica é ficar atenta(o) aos ciclistas de elite de todo o mundo que se reúnem para a edição 2022 da The Women’s Tour.
A corrida será de 6 a 11 de junho, com um trajeto digno da corrida feminina mais prestigiada do Reino Unido.
A largada será em Colchester (cidade ao leste da Inglaterra), partindo novamente do Colchester Sports Park em Northern Gateway, a aclamada nova instalação poliesportiva da cidade que possui um circuito fechado de ciclismo de estrada.
Mais de 100 das melhores ciclistas do mundo participarão das 6 etapas da corrida, em direção à chegada, que será no centro da cidade de Oxford, na parte centro-sul da Inglaterra.
Todas as atletas tentarão recriar o exemplo de superação e resistência da ciclista multimedalhista Demi Vollering, holandesa vencedora da edição 2021 da Women’s Tour, representando a equipe SD Worx.
Uma curiosidade interessante da corrida é que os visitantes vão poder se inspirar com as atletas e até levar ou alugar uma bicicleta para experimentar a pista por si mesmos na largada em Colchester.
As pedaladas decisivas para repetir o feito da holandesa Demi Vollering como campeã do Women’s Tour podem estar na quinta etapa da corrida.
A linha de chegada da quinta fase da edição 2022 é no topo da Black Mountain, no Parque Nacional Brecon Beacons.
Medindo 7,2 km, Black Mountain tem uma inclinação média de 5,3% e rampas de até 21% de inclinação em alguns pontos. Chegar ao topo será um teste de precisão, foco e preparo realmente desafiadores para as atletas que querem levar o título.
Analisando as etapas e desafios desta edição, me deparei com uma lição excelente que podemos tirar da experiência The Women’s Tour 2022: o incentivo do governo na corrida.
O governo galês apoia toda a quarta etapa da corrida. Nesta edição, o País de Galês sedia etapas consecutivas do desafio.
Resultado deste incentivo? Os espectadores podem assistir a toda a ação das atletas à beira da estrada gratuitamente, além de diferentes “pacotes de hospitalidade” no dia da corrida nas cidades por onde o pelotão de atletas passar.
Esses pacotes são um incentivo do governo para que os fãs e entusiastas do ciclismo feminino possam assistir à corrida com vistas privilegiadas das partidas e chegadas, com experiências gastronômicas e culturais em diferentes locais.
Os organizadores esperam que todas as 17 equipes com convites obrigatórios estejam na linha de partida em Colchester.
Se você quiser conhecer os detalhes da corrida de ciclismo feminino mais importante do Reino Unido, acesse aqui o site da competição.
Que exemplos como o da The Women’s Tour possam nos inspirar a incentivar o ciclismo feminino e a desenvolver maior integração entre o esporte e a sociedade.
Sigo torcendo pelas nossas atletas mulheres que elevam o nível do ciclismo mundial!
Obrigado por ler até aqui.
Explore nossa linha de produtos femininos para as ciclistas em constante evolução.